APRENDIZADO

Jovem Aprendiz 2022 – Como Funciona?

Como Funciona o Programa Jovem Aprendiz 2022

Você tem entre 14 a 24 anos e procura uma oportunidade de trabalho e aprendizado? É possível através do programa Jovem Aprendiz 2022 que traz a possibilidade de trabalhar em uma grande empresa, ter experiência profissional e uma boa empresa no currículo profissional? Saiba como funciona o programa e como participar.

Ser Jovem aprendiz é a oportunidade de se aprimorar. É uma oportunidade de se profissionalizar e se aprimorar e ter crescimento profissional dentro de uma área de atuação em área específica. É também uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Quem pode Ser Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz criado a partir da Lei n° 10.097/00 e permite o desenvolvimento de habilidades que atendem a demanda do mundo corporativo. Quem participa do programa Jovem Aprendiz é contratado através de um contrato de trabalho especial, que é ajustado por escrito e tem um prazo determinado. Através deste contrato, o empregador assegura que o jovem maior de 14 anos e menor de 24 anos inscrito no programa Jovem Aprendiz terá formação técnico-profissional, compatível com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Já o Jovem aprendiz se compromete a executar suas tarefas que se compromete realizar.

O programa é composto de um programa de aprendizagem que é um conteúdo pedagógico desenvolvido com os participantes por meio de atividades teóricas e práticas que é orientada por uma entidade qualificada em formação profissional. E quais requisitos para participar deste programa?

Os jovens participantes, além da faixa etária já citada devem estar cursando o Ensino fundamental ou o ensino supletivo em 2022 e deve respeitar a escolaridade mínima exigida pela empresa que está contratando.

Uma vantagem para o jovem participar do Programa Jovem Aprendiz é que ele tem chances de ser efetivado na empresa que o contratar. As empresas que podem contratar jovens são as públicas ou privadas e deve selecionar os jovens com ensino médio completo ou cursando e pode ou não ter experiência profissional. Para quem for selecionado, além de um contrato especial recebe um salário que pode variar de meio salário mínimo até dois salários, o que vai depender da empresa que está contratando, Além do salário, o jovem aprendiz recebe benefícios como o vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação entre outros benefícios. Há ainda outros benefícios que dependerá da empresa, como descontos em produtos e serviços da mesma.

Além da parte prática de trabalho realizada na empresa, o jovem aprendiz tem contato com cursos profissionalizantes no qual ele aprende sobre o segmento que for inserido. O curso pode ser realizado em escolas de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) ou Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A empresa pode ainda ofertar cursos, palestras, cursos internos e treinamentos para os jovens contratados.

A empresa deve respeitar o horário escolar dos jovens aprendizes que estão ainda cursando o ensino médio e uma carga de horária menor.

Para a empresa funciona este tipo de programa, pois pode moldar um profissional a seu modo principalmente um profissional sem vícios. Por isso, se você tem a vontade de aprender e ter experiência profissional o programa jovem aprendiz pode funcionar.